bio

BIOIMPEDÂNCIA

Exame Bioimpedância no Centro Médico Vicente Pires - Brasília/DF

O que é o exame de Bioimpedância (BIA)?

Avalia o percentual de gordura, percentual de massa magra e hidratação, permitindo calcular a faixa ideal de peso para o indivíduo de acordo com o sexo e idade.

É um exame em que uma corrente elétrica passa pelo corpo através de dois pares de eletrodos adesivos colocados na mão e no pé direito.(OBSERVAR, PARA RETIRAR OU MANTER ESSA INFORMAÇÃO CONFORME O EQUIPAMENTO UTILIZADO) O exame é totalmente indolor, mas não é indicado para gestantes e portadores de marca-passo.

Quanto maior é o percentual de gordura, maior é a dificuldade para a corrente elétrica atravessar o corpo. A bioimpedância é útil para informar o percentual de gordura em sua totalidade, ou seja, mede tanto a gordura que está debaixo da pele como a gordura que está entre os órgãos. As medidas freqüentes das dobras cutâneas com um adipômetro de precisão complementam as informações da bioimpedância.

Para realizar o exame, é necessário tomar algumas medidas para o exame não ter erros:

  1. Suspender o uso de medicamentos diuréticos de 24 horas a 7 dias antes do teste
  2. Estar em jejum de pelo menos 4 horas
  3. Estar em abstinência alcoólica por 24 a 48 horas
  4. Evitar o consumo de cafeína 24 horas antes do teste
  5. Estar fora do período pré menstrual
  6. Não ter praticado atividade física intensa nas últimas 24 horas
  7. Urinar pelo menos 30 minutos antes da medida
  8. Permanecer pelo menos 5 -10 minutos de repouso absoluto em posição de decúbito dorsal antes de efetuar a medida
  9. Contra-Indicação absoluta para a realização do teste: portadores de marcapasso e gestantes.
  10. Beba 2 litros de água no dia anterior. O nível de desidratação e a temperatura ambiente também podem apresentar alguma influência na qualidade das informações. A hipoidratação ou hiperhidratação altera as concentrações eletrolíticas normais do corpo, que por sua vez afetam o fluxo da corrente. A perda de água corporal através da perda de suor do exercício ou pela restrição hídrica voluntária acarreta em uma estimativa menor do percentual de gordura corporal; a hiperhidratação produz o efeito oposto superestimando a gordura corporal.

Preço: